API Pública
Integração via API - Guideline
Resumo
Esta documentação fornece diretrizes para a integração com a API Pública do Sistema E-Docs. Aqui você encontrará:
- Métodos Disponíveis: Consulte os métodos disponíveis para utilização via API.
- Ambiente de Treinamento: Utilize o ambiente de treinamento para seus testes.
Integrações
O Sistema E-Docs integra-se com os seguintes sistemas:
- Acesso Cidadão: Utilizado para autenticação e autorização de usuários, sua API está disponível em API Acesso Cidadão.
- Organograma: Utilizado para consultar órgãos e setores cadastrados, sua API está disponível em API Organograma.
Primeiros Passos
- Adicionar um sistema no Acesso Cidadão com os fluxos Hybrid/Autorization Code e ClientCredentials.
- Solicitar acesso para sua aplicação antes de utilizar a API do E-Docs ou do Organograma.
- Autenticação - Entenda como funciona a autenticação para utilização da API E-Docs.
Principais Ações do E-Docs
- Documentos: Enviar para assinatura, capturar, assinar, validar, pesquisar.
- Encaminhamentos: Novo, reencaminhar, responder, complementar, pesquisar.
- Processos: Autuar, despachar, avocar, entranhar/desentranhar documentos, editar, encerrar, reabrir, pesquisar.
- Consultas: Informações básicas para preenchimento de cadastros.
O Organograma é utilizado para consultar os Órgãos e Setores nele cadastrados. Atualmente o Organograma possui uma integração com o sistema de Recursos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo, além de dados de várias prefeituras integradas ao E-Docs.
Primeiros passos:
- Adicionar um sistema no Acesso Cidadão
- Adicionar um App com o fluxo Hybrid, as propriedades destes App serão necessárias para configurar a autenticação dos usuários para que ele possa realizar as operações no E-Docs.
- Adicionar um App com o fluxo ClientCredentials, as propriedades destes App serão necessárias para que o sistema faça consultas em outros sistemas, por exemplo o organograma.
- Caso seja necessário obter informações do Organograma será necessário acrescentar o scope api-organograma ao App de fluxo ClientCredentials que foi criado no Acesso Cidadão.
Principais ações do E-Docs
- Documentos
- Enviar documento para fase de assinatura
- Capturar
- Assinar
- Validar arquivos previamente capturado no E-Docs
- Pesquisar
- Encaminhamentos
- Novo
- Reencaminhar
- Responder
- Complementar
- Pesquisar
- Processos
- Autuar
- Despachar
- Avocar
- Entranhar Documentos
- Desentranhar Documentos
- Entranhar Encaminhamentos
- Editar
- Encerrar
- Reabrir
- Pesquisar
- Informações Básicas
- Para preenchimento de algumas informações obrigatórias nas ações do E-Docs, pode ser necessário consultar algumas informações.